terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Cuidados com os temperos prontos!


Se você costuma utilizar muitos temperos prontos, tipo tabletes, potinhos com tudo pronto, é preciso ter muito cuidado com isso, pois é extremamente perigoso.










Os fabricantes além de não orientar seus usuários ainda chamam os temperos de amor, porém eles podem causar sérios problemas de saúde para as pessoas, que de amor não tem nada. Eles podem prejudicar seus rins, elevar índices de colesterol e ainda de quebra aumentar a sua pressão das artérias.

De forma alguma vale a pena utilizar estes tipos de temperos, a sua saúde certamente irá lhe agradecer e o seu corpo também, você ainda irá evitar aqueles famosos inchaços.





Como dica procure sempre usar e abusar de cebola, alho, orégano, manjerona, alecrim, açafrão, entre diversos outros temperos diferenciados.







Entre diversas receitas realizadas, a praticidade dos temperos que são industrializados acabam custando caro para a saúde. Das mais de 19 marcas principais vendidas no Brasil, nenhuma delas possui o consumo recomendado através da  Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Pro Teste) devido a sua alta concentração de sódio. Foram analisados uma série de produtos, como por exemplo o pó, as pastas e os tablete.

Nas várias amostras que foram analisadas três delas tinham em porção pequena um equivalente a uma colher de chá ou tablete um equivalente a 70% da quantidade de sal que deverá ser ingerida em um dia inteiro.

Os grandes campeões são os temperos á base de óleo e sal, que são vendidos em forma de pasta em potes. Um dos produtos analisados dá a informação dizendo ainda que tem sabor natural na embalagem.

A ingestão de temperos prontos gera um grande risco de se passar dos limites com relação ao sódio ingerido diariamente, e é um perigo principalmente para os hipertensos. Os consumidores deverão ultrapassar a quantidade recomendada pois além de ingerir outros alimentos com sódio diariamente, acabam tendo estes índices altíssimos em seu organismo.

O grande vilão da hipertensão é o sódio, por este motivo participa ativamente no desenvolver de doenças cardiovasculares, elas com isto afetam um equivalente a 308 mil pessoas no país, são dados divulgados através da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC).

Com ações preventivas, mais da metade poderá ser evitada respeitando o limite de sódio necessário diariamente. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) é aconselhado o consumo de no máximo 2 g de sódio, algumas pessoas em alguns casos ainda deverá ter uma atenção redobrada, os cardiopatas, hipertensos, pacientes com problemas de rins, neurológicos, ou mesmo que possam utilizar medicamentos antidepressivos estão nos grupos de auto risco com o excesso de sódio.

O sódio costuma controlar o funcionamento das células de forma elétrica sendo responsável também por estímulos cerebrais, apesar disso não podemos tornar o sódio um vilão e o abolir, é preciso não se ter exageros na hora de consumir este mineral.

Para que se consiga evitar excessos da melhor forma possível, é interessante utilizar a substituição por ingredientes naturais, ervas para dar aroma e cebola e alho para dar um maior gosto.

3 comentários:

As Carus disse...

Eu sempre uso :0
Obrigada pela dica!!
Beijos

ascarus.com

Anônimo disse...

Oi amore tudo bem com vc???
Passando pra te convidar a ver
o novo vídeo que acabei de postar no blog
é uma make de mascara para o carnaval...
Eu espero que vc goste...e me diga se usaria algo assim =)
e te convido a responder a tag tb =)
Uma ótima quarta pra vc...e um super beijo
aaaa ja estou seguindo...se vc puder me seguir tb eu agradeço =)
Tata

Blog: Thaizze Utida

Meu Facebook

Drielly Guimarães disse...

Que legal essas dicas , vou adotar .
Obrigada pela visita , beijos ;*
http://driellysantos.blogspot.com.br/